NOTÍCIAS

Pesquisa sobre Locação Social para a População em Situação de Rua revela necessidade de repensar o acolhimento no Município de São Paulo

O trabalho da pesquisadora Júlia Carvalho Ferreira Barbosa Lima analisa a primeira fase da implementação de um caso pioneiro: o empreendimento Asdrúbal do Nascimento II, o primeiro do tipo Locação Social destinado exclusivamente à população em situação de rua, inaugurado em fevereiro de 2019, no centro da cidade de São Paulo.

Como política pública, a Locação Social é considerada uma solução habitacional de longo prazo com acesso definitivo à moradia, em que a pessoa paga um valor acessível de aluguel para morar em um imóvel cuja propriedade permanece pública.

No caso do Asdrúbal II, a locação social consistiu, ainda, em um projeto intersecretarial, com atuação direta das Secretarias Municipais de Habitação, Direitos Humanos e Cidadania, Assistência e Desenvolvimento Social, e Saúde e da Companhia Metropolitana de Habitação, buscando contemplar as demandas intersetoriais da população me situação de rua.

A pesquisa levanta dados interessantes sobre a rede de acolhimento e compara os custos em relação ao modelo tradicional de acolhimento em albergues, demonstrando que, em geral, este modelo envolve mais custos que modelos autônomos de acolhimento, chamados de “portas de saída”. Para conferir o trabalho na íntegra, acesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *