É com grande tristeza que recebemos, nesta manhã, a notícia do falecimento de Manoel Messias dos Santos, o companheiro Jamaica, como ele gostava de ser chamado, um militante histórico do Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR-SP), eleito duas vezes conselheiro do Comitê PopRua, um guerreiro conhecido e amado por tantas pessoas que caminham junto ao povo da rua.
Com relação à Clínica de Direitos Humanos Luiz Gama, fica a saudade e a memória de todas e todos os nossos alunos que, ao longo desses 10 anos de existência de nossa entidade, tiveram a oportunidade de conviver e, sobretudo, aprender com o Jamaica. Temos a certeza de que quando a Universidade entra em espaços de luta, muito mais do que cumprir um papel, ganha uma experiência valorosa que atravessará, durante toda a trajetória profissional, a vida dos alunos. O Jamaica representou isso para muitos de nossas membras e membros! Lembraremos da sua vontade incansável de compor e contribuir com os espaços de discussão de políticas públicas, de debate sobre a questão da rua, de formação.
Com todas as intermitências que marcam a luta das pessoas em situação de rua, Jamaica sempre esteve e continuará PRESENTE! Sabemos que ele, mesmo com toda a sua trajetória de luta, encontrava-se acolhido em um centro emergencial para poprua antes de ser hospitalizado. Lembraremos disso para manter o seu maior ensinamento: é preciso lutar por moradia para todas e todos!
Ao Defensor Público de Direitos Humanos honoris causa, como ele dizia, fica a nossa homenagem. Obrigada Jamaica por todos os ensinamentos. Descanse em paz.