Banner com o título da postagem em fundo laranja escuro, cor das letras em bege claro, formas de circulos e linhas organicas em tons de laranja mais claro e marrom
NOTÍCIAS

Eventos recentes da CDHLG

A Clínica ao longo da sua atuação busca sempre estar em diálogo com os atores institucionais e movimentos sociais, nesse sentido, uma possibilidade de fazer essa ponte é através dos eventos que oferecemos e também daqueles que somos convidados a participar. 

Com isso, no ano de 2020 a Clínica oferece para o público o ciclo de metodologia de pesquisa empírica em direito. Foi um debate conduzido por professores e professoras convidados que ministraram sobre os temas de métodos de pesquisa para análise do sistema de justiça, estudo de caso e pesquisa com população em situação de rua. Além de ter sido oferecido presencialmente as formações estão disponíveis no canal no Youtube da Clínica Luiz Gama

Como continuidade desse projeto de ciclos formativos em 2023 foi apresentado o ciclo Justiça e Direitos Humanos: caminhos possíveis para o agir criativo no direito, que tinha como objetivo discutir as possibilidades, desafios e limites da atuação em direitos humanos no Brasil. O evento contou com diversos convidados que ao longo dos quatro dias de evento compartilharam sua trajetória, sua experiência na atuação em direitos humanos, os ganhos e limites do trabalho, além dos afetos e estratégias envolvidos. Esse ciclo contou com a transmissão virtual ao vivo e também está disponível no canal no youtube da Clínica Luiz Gama. 

No ano de 2023 também contamos com o lançamento do dossiê “A Crise do Coronavírus e a População em Situação de Rua na Cidade de São Paulo” – de Janaína Gomes, Kelseny Pinho e Laura Salatino- que foi produzido pela Clínica e traz um panorama sobre as políticas oferecidas para a população em situação de rua durante o período da pandemia. Nesse mesmo evento tivemos também o lançamento do livro “A Moradia é a Base Estruturante para a Vida e a Inclusão Social da População em Situação de Rua”- de Luiz Kohara e Francisco Comaru. 

Coodenadora da CDHLG apresenta o Dossiê no espaço do programa Reviravolta do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos

Para além dos eventos que tivemos a oportunidade de produzir, também estávamos presentes como convidados em muitos outros, como no Festival Pop Rua que aconteceu na semana do dia 19 de agosto por ser marcada pela Semana de Luta em Defesa da População em Situação de Rua. O objetivo do festival é afastar estigmas sociais e reposicionar as instituições culturais, assim, ele contou com shows, intervenções artísticas, rodas de conversas e oficinas. A Clínica teve a oportunidade de produzir uma oficina em parceria com a Rede Rua em que foi discutida a comunicação popular e como criar métodos para dialogar com comunidades e pessoas em situação de vulnerabilidade.  

Em diálogo com o legislativo e os movimentos da população em Situação de Rua, a Clínica Luiz Gama também participou, em 2023, da construção e lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da População em Situação de Rua da ALESP.

A Clínica também pôde acompanhar seminários como o 3º Seminário de Políticas Públicas para População em Situação de Rua que buscou discutir a zeladoria urbana na cidade de São Paulo. Além disso, participamos do 2º Seminário Internacional Moradia Primeiro que discutiu questões habitacionais para a população em situação de rua, e tem o primeiro e o segundo dia disponíveis no Youtube do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. 

Para acompanhar esses e outros eventos, acompanhe a CDHLG também no Instagram: @clinica_luizgama

Deixe um comentário