O projeto “Oficinas Primeira infância e maternidade nas ruas de São Paulo”, fruto de pesquisa desenvolvida pela Clínica de Direitos Humanos Luiz Gama da Faculdade de Direito da USP, está entre os projetos contemplados pelo Prêmio Prioridade Absoluta, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na categoria Poder Público.
Trata-se de um reconhecimento do CNJ a boas práticas voltadas à promoção, valorização e respeito aos direitos das crianças, adolescentes e jovens postas em prática pelo Judiciário, sociedade civil organizada e órgãos do Sistema de Justiça e do Poder Público.
Supervisionada pelos professores Calixto Salomão e Guilherme de Almeida, a extensão desenvolve temática a população em situação de rua. A oficina premiada surgiu diante da necessidade de atuar para a garantia da convivência familiar e comunitária de mulheres em situação de rua para com seus filhos recém nascidos.
A Clínica é coordenada pedagogicamente por Laura Cavalcanti Salatino, Kelseny Medeiros Pinho e Janaína Dantas G. Gomes, responsáveis pela aplicação da prática a equipes de profissionais do estado de São Paulo.
O material didático utilizado e adaptado para a prática envolveu a participação de mais de 30 alunas e alunos na produção da publicação “Primeira Infância e Maternidade nas Ruas de São Paulo” e no desenvolvimento do jogo “História de Lurdes”, com destaque para a coordenadora da pesquisa, Janaína Dantas G. Gomes e demais pesquisadoras e pesquisadores envolvidos na escrita e revisão do relatório, além da elaboração do jogo, ideia que surgiu em disciplina oferecida pelo professor Conrado Hubner.
Gostaríamos de parabenizar a todas e todos envolvidos no projeto, antes, durante e depois da realização dessa pesquisa. Todos vocês têm sido responsáveis por construir um projeto sólido e criativo, que tem recebido cada vez mais reconhecimento!
Para saber mais, também recomendamos a coluna da Monica Bergamo que detalha a conquista do prêmio.