É com grande alegria que anunciamos que o projeto “OFICINA COM OUVIDORES DE VIOLAÇÕES AOS DIREITOS DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA” foi aprovado para a participação do Desafio USP: Cidades Sustentáveis. Das 132 propostas enviadas, apenas 27 foram selecionadas e, entre elas, só 2 são da área do direito.
Entendendo a complexidade que envolve a atuação com a PopRua, compreende-se a importância de intervenções com os profissionais que atuam diretamente com o acesso aos direitos dessa população. Portanto, por meio do método clínico de ensino, pretende-se oferecer um espaço formativo horizontal a fim de ampliar a garantia de direitos e fortalecer a escuta dos agentes que lidam com PopRua, colaborando com a formulação e implementação de políticas que contemplem a necessidade desse público.
Esse projeto interdisciplinar pautado na escuta possibilita, sobretudo, construir um diálogo cotidiano com profissionais da ponta e o público da política, incorporando seus aprendizados e somando a eles outros formatos de conhecimento através de formações em direitos pautadas no exercício de cidadania e nos direitos humanos.
Tratar dessa problemática envolve procurar elaborar respostas à crise humanitária que resulta nas violações a que a população em situação de rua é submetida cotidianamente. Também pontuamos que as contribuições na implementação de políticas que permeiam o trabalho implicam em um tratamento mais inclusivo, na ampliação do acesso qualitativo à cidade e aos assentamentos humanos pela PopRua e outras populações vulneráveis que a compõem.