Hoje, nossas membras Catharina Vilela, Laís Chain e Marina Torres apresentaram dois trabalhos no IX EPED (Encontro de Pesquisa Empírica em Direito), realizado na UNIFESP – Osasco.
No artigo “CAMINHANDO COM ELAS: ANÁLISES E IMPRESSÕES DA UTILIZAÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARTICIPATIVA NA ÁREA DE DIREITOS HUMANOS”, investigou-se o potencial do uso de um jogo, dentro do movimento de gameficação do ensino, para abordar temas em direitos humanos, envolvendo e sensibilizando o público-alvo através de uma metodologia diferente da exposição tradicional de palestras/aulas. Para fazer essa reflexão, as alunas relataram a experiência de trabalho da Clinica Luiz Gama nos espaços de troca e formação sobre maternidade em situação de rua.
No artigo “Audiência Pública como espaço de diálogo entre os saberes do Direito e da Antropologia”, buscou-se analisar as interfaces entre direito e antropologia na construção de uma Audiência Pública sobre Maternidade e Vulnerabilidade Social, evento realizado pelas membras do Ciclo 2018-2019 da Clínica Luiz Gama. A reflexão aprofunda a importância da escuta qualificada no trabalho em direitos humanos e seu potencial para tornar esse trabalho mais efetivo.
A Clínica Luiz Gama, para além da atuação com a população de rua, é uma atividade pedagógica inserida na proposta de oferecer aos seus membros um ensino multidisciplinar e crítico, fomentando habilidades e experiências não disponíveis no ensino tradicional do Direito. Por isso, parte do trabalho das membras e membros da Luiz Gama incluí a reflexão sobre o ensino jurídico e o ensino em Direitos Humanos. Deixamos nossos parabéns às alunas desse ciclo pelo trabalho!
E lembramos que o edital para seleção de nosso grupo está aberto 😉.